domingo, 2 de novembro de 2014

TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo

TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo




As características essenciais do Transtorno Obsessivo-Compulsivo são as obsessões e as compulsões.

As obsessões são ideias, pensamentos, impulsos ou imagens persistentes que são vivenciadas como intrusivos causando grande sofrimento ou ansiedade. O indivíduo não tem controle sobre essas obsessões, porem, é capaz de reconhecer que tais obsessões são produtos de sua mente e não do meio externo. Ex: medo de apertar a mão de alguém e ser contaminado.
As compulsões são os comportamentos repetitivos (lavar as mãos, verificar)ou atos mentais (contar, orar,, repetir palavras em silêncio), com o objetivo de prevenir ou reduzir a ansiedade ou o sofrimento, em vez de oferecer gratificação.
Na sua maioria os indivíduos não reconhecem que as obsessões e compulsões são excessivas e irracionais.
Frequentemente eles se esquivam de situações que possam envolver o conteúdo das obsessões, como sujeira ou contaminação.
Preocupações hipocondríacas são comuns; culpa; pode haver ainda uso excessivo de álcool ou medicamentos sedativos, hipnóticos ou ansiolíticos.
Esse transtorno pode estar associado ao Transtorno Depressivo Maior, outros Transtornos de Ansiedade, Transtorno do Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno da Alimentação e alguns Transtornos de Personalidade.

As superstições e comportamentos repetitivos de verificação são encontrados com frequência em nossa vida cotidiana. Portanto para se fechar o diagnóstico do TOC há a necessidade de seguir todos os aspectos e sintomas onde, esses devem estar consumindo tempo considerável, prejuízo ou sofrimento clinicamente significativos. .....................F.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> (DSM-5)

                                                              Flávia Abib

Nenhum comentário:

Postar um comentário